Buscar
  • Henrique Aiello

Como acompanhar o pagamento do BEm – Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda?



O BEm – Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda – é um programa do Governo Federal, instituído pela Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020, com o objetivo de preservar o emprego e a renda, garantir a continuidade das atividades dos trabalhadores e das empresas e reduzir o impacto social decorrente das consequências da pandemia do coronavírus (Covid-19).

O programa prevê o pagamento de benefício emergencial pelo Governo Federal, por até três meses, a trabalhadores que fizerem acordo com seu empregador para suspensão do contrato de trabalho ou redução proporcional da jornada de trabalho e do salário, durante o período do estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública.


Quem tem direito a receber esse benefício?


Para receber o BEm - Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda - é obrigatório que o trabalhador tenha feito acordo com o empregador para redução proporcional de jornada de trabalho e de salário ou para suspensão temporária do contrato de trabalho.

O acordo só não é obrigatório para trabalhadores na modalidade intermitente, os quais receberão o Bem - Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda automaticamente.


O empregado com mais de um vínculo formal de emprego pode receber cumulativamente um BEm para cada vínculo com redução proporcional de jornada de trabalho e de salário ou com suspensão temporária do contrato de trabalho.

O público-alvo independe do tempo do vínculo com o empregador, da quantidade de salários recebidos e do cumprimento de qualquer período aquisitivo.


Quem não tem direito a receber o benefício?


Quem ocupa cargos ou empregos públicos, cargos em comissão de livre nomeação e exoneração ou titular de mandato eletivo.

Também estão fora da relação aqueles trabalhadores que estiverem usufruindo do benefício de prestação continuada do Regime Geral de Previdência Social ou dos Regimes Próprios de Previdência Social, do seguro-desemprego, em qualquer de suas modalidades, ou da bolsa de qualificação profissional.


Como acessar e consultar o pagamento do meu benefício?


Basta acessar o link abaixo e clicar em "CONSULTAR BENEFÍCIO", preencher os campos e dados obrigatórios, e se caso o pedido já tenha sido processado, o sistema retornará com a data de pagamento.


https://www.bb.com.br/pbb/bem#/


Espero ter ajudado!


Fonte.: bb.com.br


#BEm


0 visualização

© 2020 por AIELLO Contabilidade